sábado, 14 de maio de 2011

O que é fonte jornalística

Por Aldo Antonio Schmitz

Herbert Gans (1979: 80) define “fontes” como as pessoas que os jornalistas observam ou entrevistam e quem fornece informações ou sugestões de pauta, enquanto membros ou representantes de um ou mais grupos (organizados ou não) de utilidade pública ou de outros setores da sociedade.

“Fontes são aqueles que têm algo a dizer e informar, os produtores das ações sociais – dos atos e falas noticiáveis”, interpreta Manuel Carlos Chaparro (1996: 148), afirmando que elas “são a base essencial da ação jornalística… Sem elas, não há notícia nem noticiário”.

Jay Blumler e Michael Gurevitch (1995) afirmam que o sentido da palavra “fonte” é amplo e ambíguo, sendo aplicado para organizações, grupos e indivíduos.

Aliás, o significado de fonte no jornalismo torna-se paradoxal. “Ir à fonte” sugere dirigir-se a quem pode fornecer informação exata sobre algo ou explicar a origem do fato.

Nilson Lage (2008: 49) considera que “é tarefa comum dos repórteres selecionar e questionar essas fontes, colher dados e depoimentos, situá-los em algum contexto e processá-los segundo as técnicas jornalísticas”.

Segundo Érik Neveu (2006, p.95), “esse jogo de conotações combina com as imagens do jornalista curioso e investigador”, mas isso perde a lógica quando a fonte age proativamente, ofertando notícia pronta.

Então, se uma metáfora aquática faz sentido, “é a de jornalistas submersos num dilúvio de informações oferecidas pelas fontes” (Neveu, 2006: 95).

Lage (2008: 49) confirma que a maioria das informações jornalísticas advêm de organizações ou personagens “que testemunham ou participam de eventos de interesse público”.

Este autor conta que, originalmente, as fontes não eram mediadas, mas após a Segunda Guerra Mundial, com a difusão das assessorias de imprensa, os contatos com elas passaram a ter a intermediação ostensiva de profissionais de comunicação.

Alguns autores, a exemplo de Patrick Charaudeau (2009), diferenciam fonte de informação e de notícia, no sentido de que qualquer informação está disponível a um receptor na realidade, indivíduo ou organismo. Já a fonte de notícia necessita de uma “instância de transmissão”, um mediador, que faça “circular um certo saber da fonte”.

Esta é a nosso definição:

 Fontes de notícias são pessoas, organizações,  grupos sociais ou referências; envolvidas direta ou indiretamente a fatos e eventos; que agem  de forma proativa, ativa, passiva ou reativa; sendo confiáveis, credíveis ou duvidosas; de quem os jornalistas obtêm informações de modo explícito ou confidencial para transmitir ao público, por meio de uma mídia (SCHMITZ, 2010)

Grupo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário